quarta-feira, 2 de abril de 2014

Tomada de poder na USP: Parabéns, juventude! - Ditadura nunca mais!

Estou deixando aqui um vídeo sobre uma literal "tomada de poder popular" que aconteceu no último dia 31 de março na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Para facilitar a compreensão, o que ocorre é o seguinte: o professor está em sala de aula fazendo um discurso discriminatório ao doutrina comunista e favorável ao regime militar, implanto no Brasil há 50 anos. Do lado de fora, alunos e manifestantes realizam, inicialmente, um teatro (presumo que seja; foi o que me pareceu) que mostra as atrocidades realizadas durante o período militar. Num dado momento, os alunos tomam a sala de aula de forma brilhante, cantando a música Opinião, de Zé Keti, cujo trecho principal é expresso abaixo:

"Podem me prender
Podem me bater
Podem, até deixar-me sem comer
Que eu não mudo de opinião
Daqui do morro
Eu não saio, não (...)"

Após não ter sucesso no controle da situação, o professor se retira da sala de aula. Um dos protestantes toma o microfone fazendo um belo discurso de combate ao regime ditatorial que se implantou no Brasil tempos atrás. 
Parabéns aos manifestantes! Para aqueles que defendem a democracia, este foi um momento de total contentamento com a ação de nossa juventude. Um protesto sem violência, em que, literalmente, o povo soube impor seu poder e repudiar aqueles que ainda se apegam ao passado e defendem uma nova ditadura militar.

Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=zpZ-CpjkZXM#t=222 (com teatro e discurso de manifestante).

(Vídeo com a música Opinião - Zé Keti: https://www.youtube.com/watch?v=aUp0PhdUaUc).
Romes Sousa

Nenhum comentário: